Umectação com óleo de coco

05:29


Desde que descobri que meu cabelo amava um óleo, meus fios mudaram da água pro vinho, e por esse motivo passei a dar mais credibilidade as receitinhas naturais porque ela realmente fazem toda a diferença. Já fiz um post aqui no blog a uns anos atrás sobre esse assunto AQUI, e por conta da repercussão, resolvi atualizar e mostrar como faço esse processo no meu cabelo atualmente e quais os benefícios.

Sempre fiz umectação nos meus cabelos com óleo de amêndoas ou com azeite, por conta de serem óleos com um preço mais acessível. Até que um dia estava com um dim dim a mais na bolsa e resolvi investir no óleo de coco, que aqui em Belo Horizonte, na minha região, o pote com 500 ml custou R$ 39,90! Mas valeu cada centavo, pois o beneficio que traz para o fio é imensurável, o cabelo fica mais sedoso, brilhante, mais forte além do produto render bastante.



O que é umectação?

Umectar é umedecer o cabelo com óleos, uma etapa importantíssima da nutrição capilar onde ocorre a reposição lipídica (repõe as gorduras que o cabelo perde ao longo do tempo, por conta do calor ou fatores climáticos). 

Vai deixar o cabelo oleoso ou mais oleoso?

O que muita gente pensa quando dizemos "umectação" é que o cabelo ficará oleoso ou mais oleoso do que já é, e muito pelo contrário, o cabelo não fica pesado ou oleoso após o procedimento, porque o cabelo só vai utilizar a quantidade de lipídios que que ele está necessitando, o que não foi "utilizado" sairá com o shampoo.

Quais óleos usar para fazer Umectação?

Óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de rícino, azeite de oliva, óleo de abacate, ou seja qualquer óleo vegetal serve pra ser utilizado na umectação (aqueles retirados de sementes, plantas, frutas).

Benefícios da Umectação

A umectação auxilia no crescimento capilar, na reposição de nutrientes, no combate ao ressecamento, reduzir o volume, alem de deixar o cabelo com um super brilho, macio e soltinho.

Como fazer o procedimento?

Horas antes da lavagem - Pela manha, divida o cabelo em partes e aplique o óleo da raiz até as pontas. Aplicado em todo o cabelo, prenda e deixe agir por algumas horas, no caso se o procedimento for feito pela manha é indicado que você lave no período da tarde.

De um dia para o outro - Antes de dormir, divida o cabelo em partes e aplique o óleo da raiz até as pontas, massageando bem o couro cabeludo. Aplicado em todo o cabelo, prenda o. No outro dia você vai lavar normalmente os cabelos. Na minha opinião esse método de um dia para o outro é mais eficaz, sempre faço assim e o meu cabelo parece que absorve mais as propriedades do óleo. Pode parecer incomodo para dormir, mas se for o caso, use uma toquinha que resolve tudo.

Curiosidades
  • Gosto de frisar que, na hora da lavagem é indicado que você aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie e deixe que a espuma caia nas pontas, sem fricciona las. A umectação pode ser feita em todos tipos de cabelo!
  • Costumo fazer a umectação pelo menos uma vez na semana, principalmente que estou na fase de deixar meu cabelo crescer. E já esclarecendo a duvida geral, esse procedimento auxilia sim no crescimento capilar, principalmente por ativar a circulação sanguínea na cabela por meio da massagem. 
  • Vale lembrar que em dias mais frios, o óleo de coco costuma a endurecer, por isso, para utiliza lo você vai precisar derrete lo no microondas.
Detalhe do cabelo após a umectação (Finalizado com secador) - soltinho, brilhoso e com pontas recuperadas.

Quer saber mais sobre umectação capilar?


Espero muito que vocês tenham gostado!
Um beijo, 
Até a próxima.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Adorei o brilho que essa umectação deixou no seu cabelo Michele.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

+ Acessados

Curta no Facebook

YouTube

.

.